Educação Infantil

No dia a dia da educação infantil, cuidar e educar dão-se de modo integrado em experiências diversificadas no momento de aprendizado da criança, sempre trazendo o lúdico de uma forma caricata e instrutiva. O foco no Colégio Letras é trabalhar o olhar curioso diante do mundo para uma criança, sempre as aproximando em relação ao próximo, além de si mesma.

O estabelecimento de ensino oferece conteúdos ricos para a reflexão sobre a prática educativa, a fim de explicitar os critérios que justificam escolhas e decisões pedagógicas junto aos alunos. O projeto didático visa desenvolver as possibilidades de lazer, atividades físicas, culturais, artísticas e científicas, envolvendo todas as áreas do conhecimento de maneira contextualizada. Entre as principais propostas pedagógicas da educação básica, os processos abordados auxiliam o estudante a ter novas experiências dentro do perfil construído pela metodologia de ensino aplicada. Confira algumas das propostas mais utilizadas:

Construtivismo

A base da filosofia construtivista acredita na construção do conhecimento em conjunto entre professor e aluno, ou seja, o docente é um mediador dos saberes dos estudantes, sendo capaz de contribuir com situações e atividades onde a própria criança irá realizar descobertas e solucionar questionamentos.

Interacionismo

Assim como Piaget, o criador da teoria interacionista, Lev Vygotsky, valoriza a interação, mas direcionada para um contexto sócio-histórico-cultural. Acredita-se que todas as crianças se tornam autônomas passando por estágios educacionais, sendo resultado das ações e interações do sujeito com o meio que vive.

Lúdica

A prática lúdica ajuda a criança a lidar com seus sentimentos, a buscar satisfação de seus desejos, e a enfrentar críticas com mais autonomia e segurança. Os jogos e brincadeiras se tornam elementos importantes no processo de ensino, promovendo o bem-estar do indivíduo, respeitando seus interesses, estimulando o crescimento harmônico nos âmbitos biopsicossocial e cultural.

Humanista

O método apresenta o aluno como um ser autônomo, orientado a escolher atividades que serão desenvolvidas sobre orientação pedagógica. Os valores afetivos são trabalhados diariamente, a fim de favorecer a convivência e o comprometimento com as mudanças do mundo no qual estamos inseridos.

Praça Professor Moreira

da Rocha, 26 - Jardim Peri